Programa +Superior

O Ministério da Educação e Ciência anunciou no passado dia 06 de setembro o Programa + Superior, que visa a atribuição de bolsas de mobilidade a estudantes de 1º Ciclo, para a “frequência de instituições com menor procura por se encontrarem sediadas em regiões do país com menor pressão demográfica”. Para a Universidade de Évora está destinada a atribuição de 75 bolsas, no valor de 1500 Euros cada uma.

Publicado em 10.09.2014

A Universidade de Évora (UE) prepara-se agora para dar as boas-vindas aos 845 novos estudantes que ficaram colocados neste estabelecimento de Ensino Superior na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). Tal número representa uma diferença de mais 60 alunos em relação aos que ingressaram na instituição no ano letivo anterior. De sublinhar que 711 alunos elegeram este ano a UE como a sua 1ª opção.

Publicado em 07.09.2014
CESNOVA-UE oferece estágio no âmbito deste programa

O Centro de Estudos de Sociologia, Núcleo da Universidade de Évora / CESNOVA-UE, tem abertas as inscrições para o estágio “Intervenção social: da identificação dos problemas à programação das atividades”.

Publicado em 22.06.2014

“40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospectivas” é o tema do VIII Congresso Português de Sociologia, que tem lugar entre 14 e 16 de abril de 2014, na Universidade de Évora. Iniciativa que coincide com os 50 anos de Ensino Superior da  Sociologia em Portugal e que teve início justamente nesta cidade.

Publicado em 08.04.2014
Em 18.03.2014
9:30 | Sala 127 da Casa Cordovil - Universidade de Évora

Longe de uma utilização temática e metodologicamente situada, as ferramentas digitais ocupam um lugar central e revestem-se de uma importância transversal no processo de investigação científica. Nas fases de exploração, problematização, observação, tratamento, análise, representação e disseminação de resultados, o recurso ao digital é hoje tão generalizado quanto frequente no quotidiano de estudantes, professores e investigadores de todos os níveis e domínios científicos. As ciências sociais não constituem exceção.

Publicado em 18.12.2013

5 de dezembro de 2013, pelas 14 horas, no Auditório do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo).

Programa em anexo.

Às 16h30, do programa faz parte, o lançamento do livro “Os Estudos de Turismo na Universidade de Évora – Ensino e Investigação”, com Coordenação da Edição de Noémi Marujo.

Em 05.12.2013
14:00 | Auditório do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo)

13 de dezembro de 2013, pelas 17 horas, na Sala Túlio Espanca da Biblioteca Geral da Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo).

A obra, um lançamento das Edições Sílabo, será durante a apresentação, comentada pelo Dr. Nuno Branco Alas, Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora.

Em 13.12.2013
17:00 | Sala Túlio Espanca da Biblioteca Geral da Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo)

A fecundidade e a família em Portugal são o tema do estudo recentemente publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em parceria com o Instituto Nacional de Estatística. Maria Filomena Mendes, Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora foi uma das investigadoras convidadas para participar na investigação.

Publicado em 29.11.2013

Augusto da Silva, um dos responsáveis pela institucionalização da Sociologia em Portugal e antigo diretor do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora foi homenageado com a atribuição do seu nome à Lição Inaugural do Departamento de Sociologia. Nesta primeira lição, o orador convidado foi Carlos Fortuna, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra.

Publicado em 06.11.2013