História do Departamento de Sociologia, ECS

Breve Historial

O Departamento de Sociologia foi dos primeiros a serem criados na Universidade de Évora (até 1979, Instituto Universitário). Constituíam-no, em 1976, 9 elementos (7 docentes e 2 técnicos), tendo um deles sido nomeado Pró – Reitor; outro era vogal da Comissão Directiva do Centro de Ecologia Aplicada, da Comissão de Gestão Pedagógica, etc.

Em texto não assinado, mas de que é fácil adivinhar a autoria, lê-se: “O Departamento de Sociologia toma parte nas linhas do Centro de Ecologia Aplicada e tem assegurado a colaboração aos Serviços Académicos no campo das actividades sociais. Esteve igualmente encarregado de promover o Terceiro Inquérito ao Potencial de Estudantes Universitários da Região Sul. Colabora com o Gabinete de Investigação e Acção Social do ISESE (Instituto Superior Económico e Social de Évora que publica a Revista “Economia e Sociologia ” (Anuário, 1976/77, pág. 70).

Em 1987, o Plano de Estudos começou a reger-se pelo sistema de créditos que entrou em vigor no ano lectivo de 1987/1988. A progressiva qualificação académica dos docentes induziu a criação do Mestrado em Sociologia  em 1994/1995. Em obediência a uma orientação geral definida pela Universidade, segundo a qual a duração normal dos cursos da via científica não deveria exceder os oito semestres, procedeu-se em 1993/1994 a uma nova reestruturação curricular, que haveria de ser seguida por outras, no horizonte de Bolonha. Manteve-se a opção, assumida desde o início – opção generalista, pluridisciplinar e interdisciplinar com posteriores formações especializadas, em domínios mais específicos.

Como é sabido, mas por vezes esquecido, a Sociologia como Curso nasceu em Évora, por iniciativa de um grupo de “jesuítas estrangeirados”, em 1964/1965 em parceria com a Fundação Eugénio de Almeida (Conde Vill’Alva). Perturbações induzidas de fora, pela Revolução de 1974, levaram os jesuítas a suspender “sine die ”, as actividades lectivas. O Governo de então (Decreto – Lei, 513/75) assumiu o encargo de dar continuidade aos estudos de Sociologia e Economia, cuja execução cometeu à Universidade de Évora.

“No ano lectivo de 1976/1977 entrou em funcionamento, no Instituto Universitário de Évora, um Bacharelato em Ciências Sociais, com opções em Economia e Sociologia que, de algum modo, recolhiam os frutos dos pioneiros e da experiência que ao tempo (1964), tinham constituído em Évora as Licenciaturas do Instituto Superior Económico e Social de Évora  (ISESE). Mais concretamente, as licenciaturas em Sociologia (Ciências Sociais) e Economia (Direcção de Administração de Empresas).”

Posteriormente foi criada mais uma Licenciatura (Turismo e Desenvolvimento), e dois Mestrados: “Mestrado em Intervenção Sócio-Organizacional na Saúde ” e “Mestrado em Turismo ”.

Augusto da Silva  (Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Sociologia, Doutor Honoris Causa   pela Universidade de Évora, 1999)

Saber Mais...

>> Breve História da UÉ

>> História da Sociologia em Évora:

Silva, A. [Org.], Segurado, F., Oliveira, M. C. & Costa, R. [Colab.] (2013). O Ensino Superior em Évora: Memória e Projecto  (1957-1975). Braga: ed. A.

Silva, A. & Costa, R. (2013). "Évora, 1964: Contributos para a História da Institucionalização da Sociologia em Portugal". População e Sociedade , 21: 185-195.

Silva, A. & Costa, R. (2012). "The Sociology Course in Évora, 1964: Novelty, Establishment and Founding Elements of the First Sociology Degree Course in Portugal". Sociological Origins – A Journal of Research, Documentation and Critique , vol. 8(1): 39-53.