Carlos Fortuna
Foto: João Barnabé
Augusto da Silva homenageado em lição inaugural do Departamento de Sociologia

Augusto da Silva, um dos responsáveis pela institucionalização da Sociologia em Portugal e antigo diretor do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora foi homenageado com a atribuição do seu nome à Lição Inaugural do Departamento de Sociologia. Nesta primeira lição, o orador convidado foi Carlos Fortuna, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra.

Carlos Fortuna falou para uma plateia composta essencialmente por alunos da licenciatura em Sociologia da UE afirmando que “os tempos não estão de feição para a sociologia, todavia devemos voltar a encontrarmo-nos com esta ciência social”.

O orador explicou ainda que “a sociologia atual tem de se comparar com outros contextos” , exemplificando que “não basta dizer que os portugueses têm desconfiança da classe política e das instituições governativas, temos de comparar com outros países, porque a situação assim revela-se de outra forma”, afirmou.

À margem da lição, Silvério Rocha e Cunha, Diretor da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora explicou que a homenagem é mais que justa, acrescentando que o Professor Augusto da Silva permanecerá para sempre na memória do departamento de Sociologia e na memória da Universidade.

Publicado em 06.11.2013