A aluna de sociologia apresentou ao vivo no Centro Ciência Viva de Sintra a comunicação antes gravada em vídeo e assegurou o passaporte para a final no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva em Lisboa e ainda para frequentar uma MasterClass de comunicação em ciência.
Dedicado à comunicação de ciência, o FameLab aposta num formato parecido com o dos "Ídolos", o famoso programa televisivo. Os concorrentes, que têm que ser maiores de 18 anos, fazem apresentações de 3 minutos sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia à escolha, perante um júri, sem recurso a PowerPoint ou qualquer outro dispositivo electrónico de apresentação e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.
Em apenas 3 minutos, Filipa sintetiza as principais conclusões do trabalho de seminário que em conjunto com Luís Matias desenvolveu enquanto finalista de Sociologia na Universidade de Évora. «Decidi pegar no Facebook e desmontar sociologicamente o modo como as pessoas se relacionam através das redes sociais virtuais», afirma. A ideia teve força, o resultado está à vista e basta agora esperar pelo resultado final. Apesar disso, o desafio é «enorme», reconhece. «Não apenas porque participo pela via das Ciências Sociais, o que é raro neste tipo de concursos, como também porque o vencedor do ano passado foi Alexandre Aibéo, um jovem doutorado em Astronomia!».
Os 10 concorrentes finalistas para a Final Nacional irão frequentar no fim-de-semana de 14 e 15 de Maio uma MasterClass de comunicação em ciência com Quentin Cooper. Finalmente, a 22 de Maio, tem lugar a grande final nacional com apresentação perante o público e um júri, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa. O vencedor participará na final internacional do FameLab no Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, de 7 a 12 de Junho onde compete com os vencedores dos concursos nacionais FameLab realizados em outros países.