Filipa Cachapa
F.C.
Mestranda em Sociologia na final de concurso internacional de comunicação científica
Filipa Cachapa, licenciada e mestranda em Sociologia na Universidade de Évora está entre os 10 finalistas do FameLab, um concurso internacional de comunicação científica da iniciativa do Cheltenham Science Festival, organizado em Portugal pelo Centro de Ciência Viva em parceria com o British Council.

A aluna de sociologia apresentou ao vivo no Centro Ciência Viva de Sintra a comunicação antes gravada em vídeo e assegurou o passaporte para a final no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva em Lisboa e ainda para frequentar uma MasterClass de comunicação em ciência.

Dedicado à comunicação de ciência, o FameLab aposta num formato parecido com o dos "Ídolos", o famoso programa televisivo. Os concorrentes, que têm que ser maiores de 18 anos, fazem apresentações de 3 minutos sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia à escolha, perante um júri, sem recurso a PowerPoint ou qualquer outro dispositivo electrónico de apresentação e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

Em apenas 3 minutos, Filipa sintetiza as principais conclusões do trabalho de seminário que em conjunto com Luís Matias desenvolveu enquanto finalista de Sociologia na Universidade de Évora. «Decidi pegar no Facebook e desmontar sociologicamente o modo como as pessoas se relacionam através das redes sociais virtuais», afirma. A ideia teve força, o resultado está à vista e basta agora esperar pelo resultado final. Apesar disso, o desafio é «enorme», reconhece. «Não apenas porque participo pela via das Ciências Sociais, o que é raro neste tipo de concursos, como também porque o vencedor do ano passado foi Alexandre Aibéo, um jovem doutorado em Astronomia!».

Os 10 concorrentes finalistas para a Final Nacional irão frequentar no fim-de-semana de 14 e 15 de Maio uma MasterClass de comunicação em ciência com Quentin Cooper. Finalmente, a 22 de Maio, tem lugar a grande final nacional com apresentação perante o público e um júri, no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa. O vencedor participará na final internacional do FameLab no Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, de 7 a 12 de Junho onde compete com os vencedores dos concursos nacionais FameLab realizados em outros países.

Rosalina Costa | Departamento de Sociologia
Publicado em 06.05.2011