Mais uma coorte de estudantes de Sociologia preparada para ingressar no mercado de trabalho

Está licenciada mais uma coorte de estudantes da Licenciatura em Sociologia pela Universidade de Évora, que em 2015 terminam o seu curso com sucesso! A partir de agora, estes alunos estão aptos a trabalhar como sociólogos, dando assim o seu contributo à sociedade através do conhecimento científico adquirido durante a sua formação na Universidade de Évora.

No sentido de preparar estes alunos a integrarem-se no mercado trabalho, organizou-se mais uma edição do Workshop “Shift+Insert” - Inserção no Mercado de Trabalho e Profissionalização dos Diplomados em Sociologia, iniciativa que se propõe contribuir para divulgar perspetivas de oportunidade de trabalho nesta área.

Este ano o workshop, que teve lugar dia 5 de Junho no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, foi organizado conjuntamente pelo Departamento de Sociologia, Direção de Curso de Licenciatura em Sociologia, Direção do Curso de Mestrado em Sociologia, Embaixadora GARIS e NESUÉ – Núcleo de Estudantes de Sociologia da Universidade de Évora. O programa foi constituído por dois painéis: “Ensino, profissionalização e mercado de trabalho” e “Empreendedorismo e relato de experiências profissionais de ex-alunos da licenciatura em Sociologia”. No conjunto, participaram como oradores o Prof. Dr. José Manuel Saragoça, Prof. Dra. Maria Manuel Serrano e Prof. Dr. Joaquim Fialho (docentes da Universidade de Évora) e a Dra. Sofia Cabral e Dra. Margarida Ribeiro, licenciadas em Sociologia pela UE e fundadoras da Associação Juvenil “Descobre Emoções”. No final, houve um lanche convívio onde os participantes confraternizaram, trocaram experiências e planearam mais atividades conjuntas.

Com o intuito de consolidar a formação dos seus estudantes, este semestre letivo o Departamento de Sociologia da Universidade de Évora organizou também um Ciclo de Conferências e Aulas Abertas. Foram várias as temáticas abordadas e seus oradores:

17 de março: “Notas Sobre a Etnografia Portuguesa”. Orador: Francisco Martins Ramos, Universidade de Évora. Organização: Prof. Dra. Noémi Marujo | UC Etnografia e Turismo [SOC 2718];

27 de março: “Um Sistema Democrático de Ensino? Onde estamos e para onde podemos ir?”. Orador: Luís Capucha, CIES . Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Organização: Joaquim Fialho | UC Problemas Sociais Contemporâneos [SOC 8042];

15 de abril: “O lugar da observação etnográfica na investigação qualitativa”. Orador: Daniel Malet Calvo, CIES-IUL. Organização: Prof. Dra Rosalina Costa | disciplina “Laboratório de Análise Qualitativa” da Licenciatura em Sociologia [SOC 2413];

17 de abril: “Estado Social: Crise e Tendência Recente”. Orador: Vieira da Silva, Deputado, Ex-Ministro do Trabalho e da Solidariedade (2005-2009). Organização: Prof. Dr. Joaquim Fialho | UC Problemas Sociais Contemporâneos [SOC 8042];

30 de abril: “O sociólogo numa autarquia: diversidade de práticas”. Oradora: Elisa Santo, Câmara Municipal de Loures. Organização: Prof. Dr. Luís Campos;

15 de maio: “O Rural e o Urbano no estudo da Cidade”. Orador: Tiago Castela, CES. Universidade de Coimbra. Organização: Prof. Dra Ema Pires | Unidade Curricular Antropologia do Espaço | Módulo de Antropologia do Espaço;

20 de maio: “Impressions as a tourist and habitant - questions for a sustainable development”. Oradora: Angelika Wolf, Hochschule Ostwestfalen-Lippe . University of Applied Sciences, Alemanha. Organização: Ema Pires | UC Antropologia do Turismo [SOC0018];

Para além dos diversos momentos de aprendizagem proporcionados, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de ouvir testemunhos de professores, investigadores e outros profissionais que se disponibilizaram para abordar os mais variados temas, estas iniciativas permitiram ainda um debate alargado em torno da Sociologia, da sua prática e desafios atuais e futuros.

Votos de muito sucesso para os novos sociólogos formados pela Universidade de Évora!

Publicado em 08.07.2015