Faleceu o Professor Augusto da Silva

Faleceu no dia 02 de novembro o Professor Augusto da Silva, fundador do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, com 85 anos de idade. A cerimónia fúnebre realiza-se na segunda-feira, dia 03 de novembro, às 14:00, no Colégio S. João de Brito, em Lisboa. Na sexta-feira, dia 7 de novembro, às 12h30, celebra-se a Missa de Sétimo Dia, na Igreja do Espírito Santo, em Évora, presidida pelo Sr. Arcebispo D. José Alves.

Uma das maiores referências da Sociologia em Portugal e altamente estimado na Universidade de Évora, o Professor Augusto da Silva foi um dos responsáveis pela institucionalização da Sociologia no país, cujo primeiro curso surgiu precisamente em Évora, em 1964, no extinto ISESE - Instituto Superior Económico e Social de Évora, fundado por iniciativa dos Jesuítas e do Conde de Vill'Alva, Eng.º Vasco Maria Eugénio de Almeida.

Licenciado em Filosofia (Braga, 1956), em Teologia (Comillas, 1962) e em Ciências Sociais – Sociologia (Roma, 1966), o Professor Augusto da Silva foi diretor do Curso de Sociologia do ISESE de 1966 e 1974 e, posteriormente, Membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora.

Na Universidade de Évora exerceu diversos cargos de relevo: foi Pró-reitor (1976-1978); Presidente do Conselho do Departamento de Sociologia (1976-1995); Presidente do Conselho do Departamento de Linguística e Literaturas (1989-1992); Presidente do Conselho Pedagógico da Universidade de Évora (1987-1991); Presidente do Conselho Científico da Área Departamental de Ciências Humanas e Sociais (1989-1995) e Presidente do Conselho Científico Geral da Universidade de Évora (1996-1998).

Jubilou-se em 1999 como Professor Catedrático Convidado da Universidade de Évora, que em 20 de Novembro desse ano lhe conferiu o Doutoramento Honoris Causa, tendo sido seu patrono, o Professor Ário Lobo de Azevedo.

Das múltiplas disciplinas que lecionou (Demografia, Técnicas de Investigação Social, Estratificação e Mobilidade Social, Sociologia da Família, etc.) manteve sempre a docência da Sociologia Geral, Teorias Sociológicas e Sociologia da Religião, para as quais elaborou os elementos de estudo para os alunos. Coordenou diversas pesquisas e dinamizou, desde 1975, a publicação da revista “Economia e Sociologia”, de que, desde então, foi diretor.

Publicado em 02.11.2014