"À Mesa da Sociologia"
"Etnografias a Sul"

"À Mesa da Sociologia", criada no ano 2000, consiste num fórum de discussão científica sobre temas e problemas relacionados com a sociedade, nomeadamente com perspetivas da sociologia, da antropologia e do turismo, tendo como destinatários principais atuais e ex-alunos e atuais e ex-docentes do departamento de sociologia da Universidade de Évora, podendo acolher também outros interessados.

Nesta primeira "mesa" de 2018 (12 de Abril, 19:30 horas, Restaurante Cozinha do Cardeal - Universidade de Évora, o tema é "Etnografias a Sul" e terá a participação duas pessoas muito conhecedoras da vida e obra do Prof. Francisco Ramos (1943-2017), a quem dedicamos o evento: Prof.ª Denise Lawrence* e Prof. Brian O'Neill**.

Francisco Ramos é autor uma obra extensa e prolixa, localizada nos cruzamentos dos campos disciplinares da Antropologia, da Sociologia e dos estudos de Turismo. Francisco deixou-nos fragmentos do seu assertivo olhar etnográfico, sempre atento às (in)visibilidades do quotidiano, no seu Alentejo e também noutros tantos lugares do mundo (localizados em contextos americanos, africanos e/ou australianos). Além dos textos académicos produzidos ao longo de várias décadas, Francisco Ramos é ainda autor de um leque multifacetado de outros textos (desde artigos de jornal a poemas musicados). É, pois, desse seu legado polifónico, que somos hoje, todos/as, tributários/as. Celebremos, pois, a memória da sua vida e obra!

* Professor Emerita, Department of Architecture and Master of Science in Regenerative Studies.
** Full Professor, Department of Anthropology, Lisbon University Institute (ISCTE-IUL) / Senior Research Fellow & Co-founder CRIA (Anthropology Research Centre).

INSCRIÇÕES:

Preço: 11€

As inscrições deverão ser efectuadas através da plataforma de Gestão de Eventos da Universidade de Évora:

1. Realize o seu registo em https://sge.uevora.pt/users/register (receberá um email de confirmação para finalizar o seu registo)
2. Realize o login em https://sge.uevora.pt e selecione o evento "À Mesa da Sociologia"
3. Selecione a opção "Inscrever" nas opções laterais do lado direito e de seguida "Confirmar Inscrição"
4. Depois de confirmada a inscrição e realizado o pagamento da mesma, selecione a opção "Comprovar Pagamento" onde lhe serão pedidos os dados para a facturação e onde deverá fazer o upload do comprovativo de pagamento.

Contacto: mesadasociologia@uevora.pt
Organização: Departamento de Sociologia