Março foi o mês das Ciências Sociais na Universidade de Évora

Realizou-se mais uma edição da Semana das Ciências Sociais na Universidade de Évora. Trata-se de uma organização da Associação Académica da Universidade de Évora, que conta com o apoio da Escola de Ciências Sociais, e que pretende promover a discussão de temas vários no âmbito das áreas disciplinares que compõem a oferta formativa desta Escola na Universidade de Évora.

No passado dia 2 de Março de 2015, a manhã foi destinada à Sociologia. A palestra contou com dois oradores, o Professor Elísio Estanque, da Universidade de Coimbra, e o Dr. Daniel Rodrigues, aluno de Mestrado em Sociologia na Universidade de Évora. O Programa contou ainda com uma sessão de abertura onde esteve presente a Diretora do Departamento de Sociologia (Professora Rosalina Costa), o Diretor da Escola de Ciências Sociais (Professor Silvério Cunha), o presidente do Núcleo de Estudantes de Sociologia (Manuel Cabeça), o presidente da Associação Académica (Luís Pardal) e um representante da Associação Académica (Maria de Nazaré Pencas)

O tema abordado pelo Professor Elísio Estanque foi “Juventude estudantil e movimentos sociais: passado e presente”. A partir de diversos exemplos, desde os movimentos juvenis como o “Maio de 68” e as lutas feministas até aos recentes “Geração à Rasca” e “Que se lixe a Troika”, o Professor Elísio Estanque enfatizou a importância dos jovens na mudança social recente, nomeadamente, na luta pela igualdade de oportunidades, mas também ao nível da participação política mais ampla e da própria construção da democracia.

O Dr. Daniel Rodrigues dinamizou a segunda parte da manhã, abordando o tema “Associativismo Juvenil e o Poder Local”. Na sua palestra, Daniel Rodrigues enquadrou o associativismo juvenil em Évora e apresentou as principais estruturas municipais ligadas à juventude, nomeadamente, o Conselho Municipal da Juventude de Évora e o Conselho Local de Ação Social de Évora. De modo complementar, detalhou os procedimentos legais necessários à construção de uma Associação Juvenil e refletiu sobre o papel dos sociólogos na elaboração de bons diagnósticos no que diz respeito ao associativismo juvenil.

No dia 12 de Março de 2015, comemorou-se o Dia da Escola de Ciências na Universidade de Évora. Subordinado ao tema genérico “Do Alentejo para o Mundo”, o programa reuniu professores e alunos à volta de palestras várias, onde não faltou espaço para os momentos musicais, com destaque para o Cante Alentejano. O orador convidado deste ano foi o Professor João Teixeira Lopes, da Universidade do Porto. Ao longo do dia, as questões como o direito a um lugar, a construção da identidade, a valorização do património cultural e o papel da Universidade na produção de conhecimento científico estiveram no centro das discussões. Assim se celebrou mais um aniversário da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, uma escola que tem formado e preparado centenas de jovens cientistas sociais como agentes de mudança, aptos para dar o seu contributo ao mundo, e que neles confia a afirmação das Ciências Sociais, o desenvolvimento e a transformação da sociedade em busca do progresso social.

Maria de Nazaré Pencas

Embaixadora Garis da APJS na Universidade de Évora