Chamada para comunicações
1.º Encontro de Prospetiva Pensar o Futuro, Preparar a Mudança

Foi alargado até dia 25 de maio o período de chamada para comunicações livres para o 1.º Encontro de Prospetiva “Pensar o Futuro, Preparar a Mudança”. O encontro decorre na Universidade de Évora no dia 11 de Setembro e visa ampliar a reflexão e a partilha com a comunidade académica nacional e de expressão em português, e  juntar investigadores, decisores políticos e outros atores de territórios lusófonos em torno da abordagem prospetiva.

Em contextos marcados pela incerteza e pelo risco, as metodologias prospetivas assumem crescente importância no âmbito dos processos de planeamento estratégico. Na Universidade de Évora, e a partir dela, nomeadamente no seio do Pólo de Évora do CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da FCSH/UNL, (que integra membros das universidades de Évora e do Algarve e dos institutos politécnicos de Beja e de Portalegre) um grupo de docentes e investigadores da área da sociologia implementaram, nos últimos anos, uma linha de trabalho de lecionação e investigação que se traduz na realização de diversos projetos de investigação fundamental e aplicada, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do território e das organizações.

Enquadrada no campo dos Future Studies, a prospetiva é uma abordagem interdisciplinar que estuda as mudanças passadas e presentes e procura, através da análise das fontes, padrões e causas da mudança e da estabilidade, desenvolver a capacidade de antevisão e traçar futuros possíveis.

Esta abordagem tem, entre outras, a vantagem de potenciar a concretização de processos sistemáticos e participativos de planeamento das organizações e dos territórios, mediante a recolha de informações e a construção de visões para o futuro a médio e longo prazo, tendo em vista apoiar as tomadas de decisão informada no presente e mobilizar ações comuns focadas num futuro desejável por parte de um coletivo.

Mais informações em http://www.encontroprospetiva2015.uevora.pt/

Publicado em 29.04.2015